Animadoras da Inspetoria Laura Vicuña refletem sobre ‘O estilo do cuidado’

Ir. Francisca Dias, inspetora da ILV, orientando as diretoras durante o Encontro de Animadoras  
Foto: Girlene Medeiros/Comunicação ILV
Um momento de formação com o objetivo de renovar e animar as comunidades educativas da Inspetoria Laura Vicuña (ILV). Esta é a definição do Encontro de Animadoras que reuniu 14 diretoras na Casa Inspetorial, em Manaus, de 27 a 29 de agosto. Com a formação “O estilo do ‘cuidado’”, as irmãs congregaram conhecimento para partilhá-los com as casas salesianas.

O texto trabalhado é da conselheira visitadora das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Chiara Cazzuola. Para a Ir. Arlene Serfati, da Escola Santa Maria Mazzarello em Manaus (AM), o encontro é o momento em que se faz a ligação do que foi aprendido com o que está sendo praticado na comunidade de cada uma.

“Nessa formação, a inspetoria passa por um processo de reestruturação. Mais do que a estrutura física, o importante é ter certeza que estamos motivando de maneira certa as irmãs que são o nosso tesouro e devem ser animadas para que a nossa missão esteja sempre no caminho certo”, afirmou Ir. Arlene.

Irmãs Gorete, Conceição e Arlene falaram sobre a importância do Encontro de Animadoras    
Foto: Girlene Medeiros/Comunicação ILV
Segundo Ir. Gorete Mendes, do Centro Auxilium em Belém (PA), o conceito de cuidado discutido no encontro recorda o comportamento de Madre Mazzarello e o acompanhamento materno. “Aquele comportamento em que você se desgasta pelos outros por meio do estilo de família”, declarou a Irmã.

Além da vida pastoral, a ação pedagógica também é renovada a partir da aplicação dos ensinamentos do encontro. “O Encontro de Animadoras faz parte do nosso carisma de representantes das comunidades que animamos”, enfatizou Ir. Conceição Oliveira, do Centro Social Madre Ângela Vespa, em Manicoré (AM).


O Encontro de Animadoras tem várias edições durante o ano. Em 2013, a iniciativa ocorreu também em março e maio. A formação permanente ocorre normalmente nas dependências da Casa Mornese. No entanto, Ir. Arlene aprovou a ideia do encontro ter ocorrido na Casa Inspetorial. “É da sede da Inspetoria que tudo é originado. Então, gostei muito da iniciativa de ser no local”, declarou.

Confira outras fotos do Encontro de Animadoras:

Foto: Girlene Medeiros/Comunicação ILV

Foto: Girlene Medeiros/Comunicação ILV

Foto: Girlene Medeiros/Comunicação ILV

Foto: Girlene Medeiros/Comunicação ILV

Foto: Girlene Medeiros/Comunicação ILV



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score