Encontro interinspetorial de formação de diretoras/diretores

Encontro interinspetorial de formação de diretoras/diretores 

Cachoeira do Campo/MG 


Nos dias 15 e 16 de setembro, aconteceu em Cachoeira do Campo/MG um encontro de formação para diretoras e diretores reunindo Irmãs das Inspetorias Nossa Senhora da Penha, Madre Mazzarello e Padres da Inspetoria São João Bosco, reunindo um grupo de aproximadamente 50 pessoas (dentre estas, as duas Inspetoras – Ir. Ana Teresa Pinto (BRJ) e Ir. Maria Américo Rolim (BBH), e o Inspetor Orestes Carlinhos Fistarol (BBH). 

A assessoria ficou por conta do Padre Jaldemir Vitório – SJ – que desenvolveu o tema “Liderança e discernimento no perfil salesiano” em quatro grandes blocos: 1) Reflexões em torno de um serviço congregacional; 2) A crise de liderança na Vida Religiosa Consagrada (algumas causas); 3) Liderar nos passos de Jesus; 4) Elementos da liderança a serviço do Reino na Vida Religiosa Consagrada. Padre Vitório lembrou ao grupo que a liderança na VRC é um serviço espiritual e que ao/à diretor/a cabe a missão de ajudar a escrever a história de Deus na vida dos irmãos, das irmãs. E após questionar o grupo sobre o jeito salesiano de exercer a liderança, convidou a contemplar o exercício exemplar da liderança em DB e MM.

O assessor pontuou também alguns elementos bem concretos que são constitutivos da crise de liderança e também de uma liderança equivocada na VRC que distanciam o/a Consagrado/a do projeto carismático da Congregação, bem como da causa do Reino, e alertou para os perigos deste distanciamento/esfriamento, lembrando o quão fundamental é aproximar-se de Jesus e aprender d’Ele o exercício da liderança discernida no cotidiano da vida.


No final do primeiro dia, houve também o “Boa-Noite” que foi realizado por Ir. Ana Teresa. Na ocasião, a Inspetora BRJ fez uma recapitulação do processo de Nova Configuração das Inspetorias do Brasil iniciado em 2013, a fim sobretudo de partilhar com os SDB presentes os passos que estão sendo dados nesta direção, e de socializar com todas/os o trabalho que está sendo feito pelas Comissões.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por nos acompanhar! Nossa Senhora Auxiliadora seja sempre vossa Mãe e Mestra!

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score