Histórico

INSPETORIA LAURA VICUÑA
Manaus - Amazonas

“Chamadas a ser, sinal e expressão do amor preveniente de Deus aos jovens”.

Animadas pelo mesmo espírito que moveu Dom Bosco e Madre Mazzarello, as Irmãs Salesianas da Inspetoria Laura Vicuña continuam a escrever a própria história doando suas vidas em favor da juventude presente no Norte do Brasil.

As casas que constituem a Inspetoria são o espaço onde se vive o carisma salesiano e lugar onde cotidianamente encontram-se Irmãs, Colaboradores Leigos, famílias, jovens e crianças. Juntos formam a chamada Comunidade Educativa, ou seja, uma comunidade que educa e se educa e permanece atenta para captar os sinais da presença de Deus. Nessa trajetória contamos com a companhia de Maria Auxiliadora que continua a nos confiar hoje, o cuidado com as novas gerações: “A ti as confio de geração em geração.”  

A presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Amazônia remonta ao ano de 1923, data em que a primeira casa foi instalada em São Gabriel da Cachoeira – Amazonas. Daí por diante as obras se multiplicaram. Em pouco mais de trinta anos as Irmãs fundaram escolas, centros juvenis e obras sociais nos territórios que compreendem os estados do Amazonas, Pará e Rondônia.


Em 1961 as FMA já estavam presentes em 13 comunidades espalhadas na região. Por este motivo no dia 20 de fevereiro de 1961, a INSPETORIA LAURA VICUÑA foi criada oficialmente, ou seja, foi constituído um governo local formado pela então Inspetora Irmã Madalena Mazzone e um grupo de Irmãs chamadas de Conselheiras que tinha a missão de animar e coordenar a missão das FMA na região.


De lá para cá a Inspetoria viu o número de suas obras crescer, porém, as dificuldades, tanto de distâncias como de diversidades entre os estados – Amazonas – Pará – Rondônia, persistiam. Por este motivo em 1999 foi criada a atual Inspetoria Santa Terezinha que desde então se ocupa em viver a missão salesiana ao lado dos povos do norte do Estado do Amazonas região mais conhecida como Área do Rio Negro.

Desde o desmembramento a Casa Inspetorial, sede da Inspetoria está localizada no terreno do Centro de Treinamento Laura Vicuña na cidade de Manaus-Amazonas.

Atualmente a Inspetoria Laura Vicuña conta com 70 Irmãs e com 13 casas, assim distribuídas:

ÁREA DE MANAUS
Casa Inspetorial Laura Vicuña
Casa Mamãe Margarida
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Escola Santa Maria Mazzarello
Oásis São José

ÁREA DO MADEIRA
Patronato Maria Auxiliadora – Humaitá AM
Centro Social Madre Ângela Vespa – Manicoré  M
Centro Social Madre Mazzarello – Porto Velho  RO
Instituto Laura Vicuña – Porto Velho  RO

ÁREA DO PARÁ
Cidade de Dom Bosco – Castanhal
Centro Social Auxilium - Belém
Instituto Dom Bosco - Belém
Centro Social Dom Bosco - Salinópolis


Contato:
Inspetoria Laura Vicuña
Av. André Araújo, 2230A • Bairro de Petrópolis
CEP: 69060-000 • Manaus - Amazonas
Fone: (92) 3612.2800 • 3612.2801

pastoral@lauravicuna.org.br (contato para orientação vocacional)

     

 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score