Instituto


Identidade das FMA

FILHAS DE MARIA AUXILIADORA
- Salesianas de Dom Bosco -


Nós, FMA, somos na Igreja MULHERES CONSAGRADAS que, vivendo em comunidade e estando no meio do povo, manifestamos a mística de um amor radical por Cristo e, na simplicidade e alegria doamos nossa vida no serviço educativo aos jovens.

Somos uma família religiosa nascida do coração de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello.

Em Turim Dom Bosco cuidava dos meninos e muitas pessoas solicitavam que ele também se ocupasse das jovens. Neste mesmo período, em Mornese, a jovem Maria Domingas Mazzarello animava um grupo de jovens mulheres que se dedicavam às garotas da cidadezinha, com o objetivo de ensinar-lhes uma profissão, mas, sobretudo com a determinação de orientá-las à vida cristã. A certa distância um do outro, os dois receberam sinais através de Maria Auxiliadora que mandava a eles uma mensagem idêntica:

“A ti as confio de geração em geração”. “Cuida delas. Elas também são minhas filhas”!

Obedientes aos apelos do Senhor e à voz da Boa Pastora, no dia 5 de agosto de 1872, o primeiro grupo de jovens pronunciou o seu “sim” como a Virgem Maria, para ser “auxílio” sobretudo às jovens.  Surge então as Filhas de Maria Auxiliadora. Dom Bosco escolheu esse nome porque nos quis como um “Monumento Vivo de gratidão a Maria”.

A dedicação educativa é o coração da missão salesiana feminina. Com este espírito atuamos em escolas, oratórios, obras sociais, casas de espiritualidade e missão ad gentes. Dedicamos nossa vida a Deus ajudando os jovens a serem protagonistas de sua própria vida. Para isso, nos diversos ambientes em que estamos, procuramos favorecer a eles experiências como: momentos de espiritualidade para favorecer o encontro pessoal com Deus e a participação em grupos associativos como teatro, música, dança, voluntariado e outros.

Atualmente estamos em presentes em 92 nações nos 5 continentes.




 
Inspetoria Laura Vicuña © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score